Damiris Dantas, 27, está na WNBA (elite do basquete feminino dos Estados Unidos) desde 2014, atualmente no Minnesota Lynx. Diz que chegou tímida, mas rapidamente aprendeu, e muito, tanto dentro quanto fora de quadra.

A pivô brasileira tem sido ativa nas redes sociais, sobretudo recentemente, e diz que não pretende parar de se posicionar quando a bola laranja for lançada para o alto. Segundo ela, é um dever do atleta usar sua visibilidade para apoiar causas importantes e servir de exemplo para os fãs.

“Tenho me posicionado mais agora e recebido muitas mensagens. Um exemplo básico é meu cabelo. Muitas meninas me olham e falam: ‘depois que você parou de alisar seu cabelo, me senti representada e tenho parado de alisar o meu também’. Tenho visto quanto eu me posicionar é importante, pela visibilidade que tenho”, contou em entrevista coletiva virtual neste sábado (18).

Com atletas, sobretudo nos EUA, assumindo protagonismo no movimento negro e contra a violência policial, ela e as demais jogadoras da WNBA entrarão em quadra estampando no uniforme o nome de Breonna Taylor, jovem negra de 26 anos assassinada após levar oito tiros de policiais dentro de seu apartamento em Louisville.

  • Leia também: Tinga vê dreads como símbolo do legado que quer deixar como dirigente

“É minha causa, minha luta, e eu não vou parar [de me posicionar] enquanto não melhorar”, diz Damiris. Ela conta que a mãe de Breonna terá uma reunião com as atletas para tratar da homenagem.

A morte da jovem aconteceu em março, antes do assassinato de George Floyd incendiar as ruas dos EUA. Também motivou protestos na principal cidade do Kentucky e levou ao banimento da prática das “entradas sem bater”, ações nas quais os policiais têm autorização para entrar em uma casa arrombando a porta, sem aviso —como no caso que matou a jovem.

Damiris está na “bolha” criada pela liga na IMG Academy, em Bradenton (Flórida), para iniciar o campeonato de 2020 em isolamento no próximo dia 25. Ela conta que tem tentado absorver o máximo dessa experiência inusitada e histórica.

Confinada, tem passado mais tempo com as companheiras, jogando videogame, vendo filmes e praticando golfe.

“A gente faz o teste da Covid-19 todo dia de manhã, logo depois do café. Aí tem academia, volta para o hotel, almoça, descansa e depois vai treinar. Pedem para a gente não ficar aglomerada com a galera de outros times. [Usamos] máscara o tempo inteiro, e durante o treino o Chuck, fisioterapeuta, vem passando

 » Read More

No Comments
Comments to: Na ‘bolha’ da WNBA, Damiris diz que não vai parar de se posicionar

Trending Stories

Scope of Fashion Industry Fashion has consistently been recognised to push the limits. With new ideas and trends, fashion has a focus on the future. The fashion industry will see enormous innovation in the upcoming years as modern technology, and changing customer demands and trends will transform the industry. With such stimulation and competition, the […]

Log In

Or with username:

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Login