Passei a vida ouvindo todo o mundo falar dos encantos das seleções de 1970 e 1982. Ainda não era nascida em nenhuma dessas Copas, mas já li muito sobre elas, vi documentários, tenho na estante biografias de jogadores que participaram daquelas conquistas.

Mas finalmente, durante esta quarentena, tive a oportunidade de efetivamente conhecê-las. Com a reprise de todos os jogos do Brasil nas duas edições, pude me encantar “ao vivo” com a magia de Pelé, Tostão, Rivellino e companhia em 1970, depois com Sócrates, Zico, Falcão e grande elenco em 1982. Deu para entender por que essas duas gerações marcaram a história do futebol e são comentadas no mundo inteiro até hoje —inclusive aquela que não foi campeã.

Depois teve o tetra e o penta, também reprisados nestes dias de isolamento, e eu pude voltar num tempo que vivi e que estava guardado nas minhas mais doces memórias de infância.

Mas nenhuma reprise, para mim, foi tão marcante e tão importante como a do último domingo —a final do futebol feminino nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Em 2007, eu, obviamente, era mais velha do que em 1994 e 2002, então deveria ter uma memória mais viva do que aconteceu.

Lembro que vi o jogo com amigas da faculdade, lembro que Marta e Cristiane já encantavam em campo, mas definitivamente não me lembrava do placar, nem dos gols. Não saberia descrever nenhum deles —como sempre soube detalhar, por exemplo, a troca de passes da defesa até o ataque que resultou no golaço de Carlos Alberto Torres, o quarto na final de 1970 em cima da Itália, que eu nunca tinha visto na íntegra.

As jogadas geniais daquela que provavelmente foi a melhor seleção feminina de todos os tempos nunca mais foram reproduzidas na TV depois de 2007. Ao menos não como a gente tem o costume de ver e debater as seleções masculinas do passado.

O mesmo time que deu show no Maracanã diante de mais de 70 mil pessoas no Pan viajou para a Copa um mês depois para conquistar o maior fei

 » Read More

No Comments
Comments to: Quarentena traz oportunidade de reconhecer gerações incríveis

Trending Stories

Scope of Fashion Industry Fashion has consistently been recognised to push the limits. With new ideas and trends, fashion has a focus on the future. The fashion industry will see enormous innovation in the upcoming years as modern technology, and changing customer demands and trends will transform the industry. With such stimulation and competition, the […]
close

Log In

Or with username:

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Login