O magnífico documentário da Netflix-ESPN, “Arremesso Final”, sobre o Chicago Bulls de Michael Jordan, é antológico quando mostra a vida, o caráter e a fome de vitória do maior jogador de basquete de todos os tempos.

É também detalhista ao mostrar a capacidade do técnico Phil Jackson. Ele assumiu os Bulls em meio à sequência de derrotas para o Detroit Pistons e convenceu Michael Jordan de que nem todas as jogadas terminariam na sua mão.

A teoria dos triângulos, das jogadas em triangulações, apostou na polivalência dos jogadores e na capacidade de outros serem decisivos, além de Michael Jordan.

Ver a tática de Phil Jackson remete ao futebol atual. Joga-se no espaço de uma quadra de basquete, quando as linhas de defesa avançam e as de ataque recuam. A Copa do Mundo de 2018 mostrou as disputas em até 12 metros, entre a grande área e a intermediária, por causa da lei do impedimento.

Há 37 anos, em entrevista à Placar, o técnico Cláudio Mortari, da seleção brasileira de basquete na Olimpíada de Moscou, disse que o futebol ficaria muito parecido com o basquete. Foi quase uma profecia.

O gráfico mostrado durante o quarto episódio de “Arremesso final”, em que Phil Jackson usa a teoria das triangulações, ilustra o que dizia Mortari. O Chicago Bulls usava os triângulos para abrir espaços com jogadores polivalentes em 1990. Guardiola fez isso no Barcelona, no Bayern e atualmente no Manchester City.

O incrível desta história é que Phil Jackson sempre é citado pela liderança, não pela estratégia: “É por causa da quantidade de talentos de seu time. Então, sempre se aponta para a capacidade de administrar vaidades. Mas não é só isso”, diz Cláudio Mortari, atual técnico de basquete do São Paulo.

Mais ou menos como os europeus sempre olharam para os treinadores brasileiros, mesmo os mais táticos. Com a qualidade individual, era como se não se precisasse de tática, apenas de liderança. “Não é assim”, diz Mortari.

Atribui-se a teoria dos triângulos a

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe