A Copa do Mundo de 1990, na Itália, não foi um primor de futebol. Tanto que é, das 21 edições já disputadas, a que teve a mais baixa média de gols por jogo: 2,21.

A Alemanha Ocidental foi a campeã, superando por um magro 1 a 0, em um gol de pênalti, a Argentina de Maradona, que eliminara o Brasil nas oitavas de final, também por um magro 1 a 0.

As boas memórias, pelo menos as minhas, ficam por conta da seleção de Camarões.

Lembro-me muito bem de ter assistido à partida de abertura, os camaroneses contra os argentinos (então campeões do mundo), no apartamento em que morava um amigo de colégio, o Luis Eduardo Dix, e o quanto nos surpreendemos com o futebol alegre e ofensivo dos africanos.

Com um gol de cabeça de Omam-Biyik no segundo tempo, em falha do goleiro Pumpido, Camarões registrou uma das maiores zebras da história das Copas, isso tendo terminado a partida em Milão com dois jogadores a menos, expulsos.

Jamais esquecerei a frase de Rivellino, campeão mundial no México-1970, que comentava pela TV Bandeirantes, quando em um contra-ataque os de camisas verdes quase ampliaram perto do fim da partida: “Com nove jogadores, é muito mais time que a Argentina!”.

Foi o começo de uma campanha memorável, cujo grande destaque, entre nomes como o goleiro N’Kono, Kundé, Pagal e o cabeludo Makanaky, foi o atacante Roger Milla, que aos 38 anos saía do banco para desequilibrar.

O veterano centroavante, que tinha atuado na Copa de 1982, na Espanha, e atuaria na de 1994, nos EUA, fez os dois gols da vitória por 2 a 1 sobre a Romênia, na primeira fase, e igualmente os dois do triunfo por 2 a 1 diante da Colômbia, na prorrogação, nas oitavas de final.

No segundo dos gols camaroneses nesse último jogo, Milla roubou a bola do goleiro Higuita, que tentou driblá-lo ao sair jogando, e tocou para o gol vazio. Memorável.

Suas comemorações também estão firmes em minhas lembranças: a sambadinha desajeitada à frente da bandeira de escanteio.

A eliminaç

 » Read More

No Comments
Comments to: Camaroneses recebem com atraso de 30 anos casa por campanha em Copa

Trending Stories

Scope of Fashion Industry Fashion has consistently been recognised to push the limits. With new ideas and trends, fashion has a focus on the future. The fashion industry will see enormous innovation in the upcoming years as modern technology, and changing customer demands and trends will transform the industry. With such stimulation and competition, the […]
close

Log In

Or with username:

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Login