A Associação Escocesa de Futebol (SFA) pretende em breve proibir que as crianças com até 12 anos de idade cabeceiem a bola em treinamentos em seus respectivos clubes ou escolas.

O motivo, de acordo com Mike Mulraney, vice-presidente da entidade (que equivale no país do Reino Unido ao que a CBF é no Brasil), é preservar a saúde de meninos e meninas, reduzindo o risco de eles terem posteriormente danos cerebrais que afetariam as funções cognitivas, podendo inclusive resultar em demência.

A ação da SFA é motivada por um estudo divulgado em outubro passado, realizado pela Universidade de Glasgow, a cidade mais populosa da Escócia (com aproximadamente 600 mil habitantes), que apontou que os futebolistas têm 3,5 mais chance de morrer de doenças neurodegenerativas do que a população em geral.

Fizeram parte da pesquisa 7.676 ex-jogadores e 23 mil pessoas que não praticaram profissionalmente o futebol.

Apesar de o estudo não afirmar categoricamente que cabecear com frequência a bola resulta em patologias, ele induz a essa conclusão, o que levou Mulraney a afirmar:

“As crianças, em seu estágio de formação, precisam de proteção. Há um risco real que não pode ser medido agora, mas indubitavelmente há um risco. Não vejo lógica em tomarmos qualquer outra decisão”.

Ao abordar o tema, o jornal The Guardian, da Inglaterra, lembrou que uma pesquisa norte-americana feita na Suécia e divulgada há pouco mais de três anos, com uma base de dados de mais de 100 mil pessoas, concluiu que as que passaram por alguma concussão têm chance maior de ter problemas de saúde mental e menor de concluir o ensino médio e de se graduar no superior.

Constata-se uma concussão quando uma pancada na cabeça gera dores, desorientação e perda de memória, entre outros efeitos nocivos, como tontura, vômito e sonolência excessiva.

O brasileiro Firmino, do Liverpool, tenta ganhar jogada de cabeça contra Egan (12) e Basham, do Sheffield United, em jogo do Campeonato Inglês no estádio  » Read More

No Comments
Comments to: Escócia quer proibir crianças de até 12 anos de cabecear a bola

Trending Stories

Scope of Fashion Industry Fashion has consistently been recognised to push the limits. With new ideas and trends, fashion has a focus on the future. The fashion industry will see enormous innovation in the upcoming years as modern technology, and changing customer demands and trends will transform the industry. With such stimulation and competition, the […]
close

Log In

Or with username:

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Login