A decisão da Rede Globo de cancelar o contrato para transmissão do Estadual do Rio pode ser o início do fim, ou o começo de uma nova era em que não existam mais os estaduais.

Na prática, foi o Boavista quem descumpriu o que assinou, ao permitir a transmissão de sua partida pela FlaTV. Pelo acordo com a Globo, o Boavista não poderia permitir a transmissão de seus jogos, como mandante ou visitante, por qualquer outra mídia.

Pode alegar que a Medida Provisória 984, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, cortou as suas pernas e deu respaldo ao Flamengo, por ser o mandante. Mas o Boavista nem sequer se manifestou, como se não fosse parte do problema.

O momento atual é decisivo e pode ter impacto enorme no futuro. No último domingo (28), a boa audiência do jogo Fluminense x Volta Redonda registrou índices parecidos com o de espectadores de Espanyol x Real Madrid, ambos na TV fechada.

Há inúmeras razões para isso: Vinicius Junior joga no Real; a bagunça generalizada do estadual, reiniciado em meio às discussões sobre o número de mortos pela Covid-19; as ameaças de W.O.; a guerra da federação com Botafogo e Fluminense. Todos esses foram ingredientes para tornar mais interessante assistir ao Real Madrid do que ao Fluminense.

Não é por outra razão que, há duas décadas, vê-se tantos adolescentes torcedores de times da Europa.

A decisão da Globo de não transmitir o estadual do Rio tornará mais evidente que o Brasil já vive sem os estaduais. Muita gente ainda quer ver Palmeiras x Corinthians, pelo Paulista, mas ninguém tem obrigação de comprar junto um Jacuipense x Bahia. Só que isso tem impacto econômico no futebol brasileiro.

Há décadas, discutimos os estaduais de um ponto de vista equivocado. O calendário precisa dar dez meses de atividade aos times pequenos, sem escravizar os grandes. A única maneira de fazer isso é viabilizar os jogos no interior do Brasil por meio de empresas de cada região. Não é fácil, ainda mais após quatro décadas de clubes viciados no dinheiro da TV.

Corinthians, Palme

 » Read More

No Comments
Comments to: Sem dinheiro de TV, manter estaduais exigirá novas formas de financiamento

Trending Stories

Scope of Fashion Industry Fashion has consistently been recognised to push the limits. With new ideas and trends, fashion has a focus on the future. The fashion industry will see enormous innovation in the upcoming years as modern technology, and changing customer demands and trends will transform the industry. With such stimulation and competition, the […]

Log In

Or with username:

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Login