Fará 30 anos, neste sábado (20), que o São Paulo venceu o Noroeste por 6 a 1 e foi eliminado na repescagem do Campeonato Paulista de 1990. No dia seguinte, a Folha publicou: “São Paulo vai disputar a Segunda Divisão em 1991”. Não disputou.

O texto tratava de uma fórmula aprovada pelo conselho arbitral da federação em janeiro. Mas o regulamento, publicado antes do início do estadual, grifava: “No Campeonato da Primeira Divisão de Futebol Profissional de 1990 não haverá descenso à Divisão Especial de Futebol Profissional”.

Divisão Especial, ou Intermediária, era como se conhecia a segundona.

No mesmo artigo 50 do regulamento, explica-se: “A partir do Campeonato de 1991, a Primeira Divisão será integrada por 28 associações, sendo obrigatoriamente divididas em 2 Grupos de 14 associações cada, respeitado o acesso de 4 associações da Divisão Especial de Futebol Profissional de 1990.”

No parágrafo 1º, o texto segue: “o Grupo I será constituído pelas 14 associações classificadas para disputar a Quarta Fase do Campeonato de 1990 e o Grupo II será constituído pelas 10 associações restantes, que não se classificaram para a Quarta Fase, e mais as 4 advindas do Acesso da Divisão Especial de 1990.”

Repare que diz que o campeonato será disputado por 28 equipes, e quatro serão promovidas de 1990 para 1991. Em nenhuma linha o regulamento diz que algum dos 28 clubes não terá chance de ser campeão.

Mesmo assim, o campeonato de 1991 ficou na história pela virada de mesa. O São Paulo, supostamente rebaixado, teria manobrado e conseguido o cruzamento entre os dois grupos para ser campeão.
Não houve manobra nem virada de mesa.

A edição 1.024 da revista Placar, de 26 de janeiro de 1990, apresenta o Paulista afirmando: “Como nos dois anos anteriores, não haverá rebaixamento.”

A edição do Estadão de 21 de junho, dia seguinte ao suposto rebaixamento, diz que o São Paulo não se classificou para a fase final do estadual. Não fala em descenso. No mesmo dia de São Paulo 6 x 1 Noroeste, o Brasil v

 » Read More

close

Log In

Or with username:

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Login